Deputado Antônio Carlos Arante durante o Conecta com Minas. Foto: AMIRT.
A 3ª edição do Conecta com Minas foi realizada nesta segunda-feira (27/10), em Belo Horizonte. Promovido pelo Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital de Minas Gerais (SINDIJORI/MG), o encontro reuniu representantes do Governo de Minas, agências, rádios, jornais, portais, mídias exteriores e outros profissionais da comunicação de todas as regiões do estado.
O presidente do SINDIJORI/MG, Rodrigo Fernandes, contou os principais avanços observados desde a primeira edição do evento. “Com certeza a capacitação das empresas e a união do setor. Se tratando de veículos de comunicação do interior, nós temos essa dificuldade de unificar as empresas, de defender as mesmas bandeiras. As nossas dificuldades são as mesmas, mas pela distância, minas são muitas e os veículos não conversavam. Agora o Conecta com minas é uma oportunidade de unificar o setor, trazer as empresas para dialogar, discutir soluções, discutir caminhos. E isso tem sido muito bom”, destacou.
Representantes de AMIRT, SINDIJORI e Sinapro com autoridades. Fotos: AMIRT
Durante o evento, o secretário de Estado de Comunicação Social (SECOM) Bernado Santos participou de um painel com alguns representantes do setor de comunicação e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Na ocasião, Rodrigos Fernandes apresentou alguns pleitos dos jornais, revistas e sites ao representante da SECOM.
Para o presidente do SINDIJORI algumas questões são essenciais. “As principais demandas levadas aqui é a questão da gente ter um planejamento, um cronograma de planejamento da SECOM com relação aos veículos, bem como a questão da adaptação da lei que vessa sobre a comunicação, que possa incluir as agências e os veículos”.
Rodrigo Fernandes também comentou que a valorização do impresso é um ponto relevante para o setor: “Enfim, são vários, vários pedidos, todos eles com a sua importância e eu acredito que está bem encaminhado. A SECOM nunca se furtou conversar com a gente e isso é muito bom.”
Secretário de Comunicação Bernando Santos. Foto: AMIRT
Foto: AMIRT
Bernardo Santos afirmou que o governo do estado está sempre disponível para ouvir as demandas da comunicação. “É difícil de responder se a gente pode atender ou não, né? Porque tomar uma decisão assim de pronto é muito difícil. O que a gente garante é que a gente vai conversar. A gente é um governo de diálogo, a gente é um governo que atende as pessoas. A gente gosta de conversar com o setor. O setor colocando essas dificuldades, a gente vai tentar chegar numa solução. E obviamente que às vezes a gente não consegue resolver tudo porque a gente tem limitações, mas a gente está sempre fazendo o esforço para conseguir atender ao setor de comunicação em Minas Gerais”, garantiu.
União entre setores
O vice-presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Bruno Torres, participou do evento e complementou um painel que discutiu questões essenciais da comunicação no estado. Torres destacou a parceria entre os representantes de veículos de comunicação. “Isso é interessante justamente porque, vamos dizer assim, os problemas se convergem e as soluções também. Então, quando a gente tem essa união de pensamentos, de ideias, a gente consegue melhores resultados. E a gente ficou muito feliz aqui hoje de ver discussões sadias sobre novas ideias para valorização dos veículos de comunicação, sejam eles do interior ou da capital. Então, essa discussão eu acho que contribui para o crescimento de todos”, pontuou.
Rodrigo Fernandes e Bruno Torres. Foto: AMIRT
Rodrigo Fernandes, Bernardo Santos, Bruno Torres e Ricardo Meliloo. Foto: AMIRT
Bruno Torres também citou demandas comuns entre SINDIJORI e AMIRT. “Eu acho que essa questão da valorização é uma questão muito importante, né? Que eu falei aqui, inclusive. Existe hoje o que a ABERT chama de assimetria regulatória, né? Então, é importante [que] aquelas pessoas que estão lá no interior [sejam valorizadas], sejam eles de jornal impresso, de portal, de rádio ou de televisão, que está fazendo a notícia lá na ponta. Essa notícia vai para o digital e muitas vezes é utilizada pelas big techs. Então, essa valorização de quem está lá no interior é o que a gente está buscando e discutindo aqui conjuntamente também, além de outras ideias que foram discutidas aqui hoje, que o Rodrigo trouxe para a gente”, completou.
Posse da nova diretoria O Conecta com Minas também marcou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital de Minas Gerais. Rodrigo Fernandes foi reeleito presidente e enfatizou a satisfação em continuar no cargo. “É uma alegria poder contar com a confiança dos colegas, o pilar principal do Sindicato é a confiança, porque nós estamos distantes fisicamente, mas precisamos estar próximos na discussão das ideias, na discussão de projetos, na melhoria do setor. Então, para mim é um motivo de muita honra estar à frente do Sindicato, junto com diversos colegas, construindo um projeto a muitas mãos, com o apoio da AMIRT, que é parceira, com o apoio do Sinapro e tantas outras instituições que trabalham para melhorar o mercado mineiro de comunicação”, finalizou.