Cenários Futuros reúne profissionais da comunicação para debater os desafios e oportunidades do setor

O evento Transforma – Cenários Futuro reuniu, na última sexta-feira (26/09), profissionais, especialistas e lideranças do setor da comunicação em um encontro para refletir sobre os desafios e oportunidades que moldarão o mercado nos próximos anos.

Durante o workshop, organizado pelo Sinapro, os participantes trabalharam com base em materiais preparatórios que abordaram temas como adaptabilidade organizacional, planejamento de cenários e resiliência empresarial, além de cards com provocações sobre mudanças no consumo de mídia, no papel dos influenciadores, no impacto da inteligência artificial e nas novas exigências de sustentabilidade e ética.

Durante o workshop, os participantes debateram questões fundamentais, como:

  • Futuro das demandas dos anunciantes: equilíbrio entre performance e branding, impacto da hiper personalização e novos modelos de remuneração para agências.
  • Papel dos veículos, plataformas e big techs: relevância dos meios tradicionais, domínio das grandes plataformas e novas oportunidades além do digital.
  • Concorrência: surgimento de novos players e reconfiguração entre colaboração e competição.
  • Profissionais de marketing: formação, competências e valorização da criatividade.
  • Impactos da inteligência artificial: substituição ou potencialização da criatividade.
  • Consumo de mídia: saturação de informações, futuro do marketing de influência e de experiência.
  • Relações de trabalho: novos formatos, gestão de equipes híbridas e disputa por talentos.
  • Legislação e ética: direitos autorais em obras criadas por IA e regulamentação de influenciadores.
  • Preferências sociais: agenda climática, polarização, fake news e mudanças de comportamento das novas gerações.

O evento destacou ainda a necessidade de ampliar a visão estratégica, indo além das metas de curto prazo para explorar e entender cenários possíveis para o futuro. Essa abordagem, estimula as organizações a questionarem suas certezas, enxergarem sinais de mudança e encontrarem novas opções estratégicas para garantir relevância em contextos incertos.

Entre os presentes, esteve o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e do Sindicato de Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG), Mayrinck Júnior, que reforçou a importância de iniciativas como o Transforma para preparar o setor da radiodifusão e da comunicação para as rápidas mudanças do mercado.

As discussões reforçaram que o setor da comunicação precisa estar preparado para lidar com um ambiente de transformações rápidas, marcado por incertezas, novas tecnologias e mudanças nos hábitos sociais e de consumo. A adoção de abordagens mais criativas e colaborativas, baseadas em planejamento de cenários, foi apontada como um caminho essencial para garantir relevância no futuro.

Deixe uma resposta