A pesquisa A realidade do Marketing no Brasil 2025, da HubSpot, realizada com 550 profissionais de marketing e líderes do setor do País, revela as principais tendências, desafios e oportunidades que estão moldando o setor. O recorte é baseado em uma pesquisa global com 1.200 líderes de marketing da América do...
News
Microfones em rede: uma nova fronteira do áudio profissional
Por muito tempo, os microfones foram a peça analógica final em uma cadeia de produção quase totalmente digital. Mas isso está mudando. Com a consolidação do áudio sobre IP (AoIP) e a popularização de padrões como o Dante, os microfones em rede estão ganhando espaço e transformando a forma como...
Audiência silenciosa: o ponto cego do rádio
Durante muito tempo, acreditamos que ouvintes engajados eram ouvintes que participavam — que ligavam, mandavam recado, visitavam a emissora, apareciam nos shows. Era assim que medíamos o impacto do rádio: pela resposta visível. Hoje, mesmo com WhatsApp, redes sociais, aplicativos e plataformas digitais, o que vemos é um contato cada...
Abertas inscrições para cursos gratuitos de aprendizagem industrial do SENAI
O SENAI abriu nesta segunda-feira (9/6) as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU) para os cursos gratuitos de aprendizagem industrial do segundo semestre de 2025 para jovens de 14 a 23 anos. Os interessados podem se inscrever até 4 de julho, por meio deste link. Ao todo, são 1437 vagas de...
Sabores, saberes e destinos de Minas Gerais são promovidos no FESTUR 2025
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), participou da 5ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto – FESTUR 2025 – com estande próprio e...
Amazon Nova Sonic: novo modelo de IA promete interações por voz mais naturais e inteligentes
A Amazon anunciou recentemente o lançamento do Nova Sonic, um novo Foundation Model (Modelo Fundamental) de inteligência artificial que integra compreensão e geração de fala em uma única arquitetura. A proposta é oferecer experiências de voz mais naturais, fluidas e humanas em aplicações conversacionais. Uma evolução na IA de vozNos...
ARTIGO: Rádio precisa cortar quem nega dados de audiência
É comum ouvir por aí que a radiodifusão vive exclusivamente de conteúdo. Mas, como sempre digo nas minhas palestras, emissoras de rádio e TV aberta não ganham dinheiro com conteúdo, e sim com os números que o conteúdo gera. São esses números que lastreiam o discurso de vendas e, com...
Prefeito de BH reforça parceria com Codese-BH visando o desenvolvimento da capital
Reunião ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, e marca nova fase de diálogo com a sociedade civil organizada Na última sexta-feira (6), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, recebeu representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) para uma reunião no Salão Nobre da...
IAB Brasil lança manual de boas práticas para IA na publicidade digital
A inteligência artificial está transformando a comunicação das empresas, promovendo uma revolução na publicidade digital. Ela possibilita a personalização das mensagens, a otimização de campanhas, a segmentação de audiências e a entrega de experiências mais relevantes. A IA já é amplamente utilizada no mercado publicitário global e local. No entanto,...
Estudo da Audacy destaca avanços na mensuração de campanhas de áudio
A Audacy publicou o “State of Audio – Modern Measurement Playbook”, um estudo que aborda a crescente importância e as novas capacidades de medição no marketing de áudio em um contexto em que os CMOs estão sob pressão constante para demonstrar ROI e atribuição. O estudo explora as diferentes métricas e...