Thiago Lajus (presidente do MIDIACOM RN), André Vajas (presidente do MIDIACOM PB), João Azevêdo (Governador da Paraíba), Cristiano Lobato Flôres (presidente-executivo da ABERT) e Bruno Torres (vice-presidente da AMIRT).
A programação do I Encontro MIDIACOM Paraíba, realizado nesta segunda-feira (24/11), reuniu profissionais, estudantes e lideranças da comunicação no auditório da UNINASSAU para uma série de debates sobre inovação, tecnologia e o futuro da mídia no Brasil. A edição inaugural, que celebra o primeiro ano da entidade, apresentou painéis sobre rádio, inteligência artificial e as transformações previstas com a chegada da TV 3.0, reforçando o papel estratégico da radiodifusão em um cenário de rápida evolução tecnológica.
A abertura contou com a participação do presidente do MIDIACOM Paraíba, André Vajas, que destacou o crescimento do setor no estado e a escolha de João Pessoa como sede do encontro. Segundo ele, o dinamismo do mercado local e o interesse turístico e das empresas em construir conexões fortaleceram a realização do evento.
O governador da Parnaíba, João Azevêdo, também participou da cerimônia e ressaltou a relevância histórica do rádio. Para ele, o meio permanece essencial por sua credibilidade, capilaridade e por oferecer acesso democrático à informação: “Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega em qualquer lugar e pode ser ouvido enquanto outras atividades são realizadas”.
O presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, falou sobre os desafios dos veículos de comunicação no ambiente digital. Lobato Flôres destacou a atuação da ABERT em temas relativos à defesa do jornalismo profissional, a responsabilidade das redes sociais e a recente decisão do STF, a edição da nova lei de proteção das crianças e adolescentes no ambiente digital, além do projeto de lei de inteligência artificial e a proteção do conteúdo jornalístico e artístico.
Durante o dia, foram apresentados várias palestras e painéis com temas diversos, como: impacto da IA nos negócios, TV 3.0, o futuro da radiodifusão e da mídia e a força do rádio no Brasil.
O vice-presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Bruno Torres, participou do encontro e destacou que a inteligência artificial é um dos pontos mais discutidos do setor nos últimos meses. “Nós temos que estar preparados para isso e temos que preparar nossas equipes para essas mudanças.”
Torres também comentou as discussões acerca da relevância do rádio, lembrando que, apesar de ser amplamente escutado em todo o Brasil, ainda precisa conquistar uma fatia maior do investimento publicitário. “Temos um índice de audiência muito grande”, afirmou o vice-presidente.
Por fim, ele mencionou a apresentação do jornalista Guilherme Ravache, que apontou que a credibilidade do rádio será um atributo ainda mais marcante e de destaque em um futuro próximo, especialmente diante do cenário de desinformação nas redes sociais.
*Com informações: MIDIACOM Paraíba e ABERT

