Cemig Inova Lab recebe inscrições para 3º ciclo e prevê investimentos de até R$ 1,6 milhão por projeto

Nesta fase da iniciativa, 14 desafios serão lançados; inscrições vão até 27 de julho

A partir desta sexta-feira (27/06), o Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, está com inscrições abertas para seu 3º ciclo. Nesta etapa, empresas podem submeter soluções criativas e sustentáveis para os desafios propostos pela Cemig.

A cada ciclo, a Cemig lança uma chamada pública com novos temas prioritários, refletindo os objetivos estratégicos mais atuais da companhia. Para esta etapa, as inscrições estarão abertas até o dia 27 de julho.

De acordo com Felipe Cardoso dos Reis, gerente de Inovação Aberta, o sucesso do programa reforça seu papel transformador no setor elétrico.

“Com o Inova Cemig Lab, estamos liderando a modernização de processos, impulsionando a adoção de tecnologias emergentes e fomentando o desenvolvimento sustentável e tecnológico em Minas Gerais e no Brasil. As expectativas para os próximos ciclos são altas, com novas oportunidades para empreendedores dispostos a revolucionar o setor por meio da criatividade e da tecnologia”, comenta o gerente da companhia.

Novos desafios e oportunidades
O terceiro ciclo do Inova Cemig Lab marca uma nova rodada de desafios abertos para o mercado.

“No ciclo 3, por exemplo, estão sendo lançados 14 novos desafios, em áreas como redes inteligentes, descarbonização da frota, digitalização do relacionamento com clientes e gestão de ativos, ampliando ainda mais as oportunidades para diferentes perfis de startups”, explica Felipe Cardoso dos Reis.

Sobre o Inova Cemig Lab
Lançado em março de 2024, o Inova Cemig Lab atraiu mais de 250 propostas por meio de um edital internacional, com contribuições de 15 estados brasileiros e 17 países dos cinco continentes.

Os temas abordados nos dois ciclos anteriores incluíram desde a digitalização do setor elétrico até o uso do hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável.

Até o momento, a iniciativa resultou na assinatura de contratos com 26 startups, que receberão até R$ 1,6 milhão cada para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios propostos pela Cemig.

“Esperamos deixar um legado para Minas Gerais, impulsionando o ecossistema de inovação, conectando universidades, startups, hubs e centros de pesquisa, e mostrando que é possível inovar dentro de uma empresa pública com responsabilidade, estratégia e visão de longo prazo”, ressalta o especialista da Cemig.

Mais informações sobre o programa e inscrições podem ser encontradas no site: https://inova.cemig.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *