A rede McDonald’s está promovendo a 37ª edição do McDia Feliz, ação de mobilização em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, realizada neste ano no dia 23 de agosto. Todo ticket adquirido no McDonald’s vai apoiar projetos em prol do combate ao câncer infanto-juvenil, entre eles programas da Santa Casa BH.
Em Minas, a campanha vai beneficiar a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape BH), com a realização de três projetos, sendo dois deles executados pela Santa Casa BH. São eles “Alimentação Segura e Saudável na Pediatria Oncológica: Cuidado Nutricional na Santa Casa BH” e “Fortalecendo a Rede de Saúde: Capacitação e Sensibilização para Identificação Precoce do Câncer Infantojuvenil”. A campanha de divulgação dessa estratégia unindo Santa Casa BH e rede McDonald’s leva a assinatura da 18 Comunicação, agência voluntária da CAPE.
Esperança
“Os projetos que desenvolvemos e apoiamos aqui na Santa Casa BH vão muito além de ampliar a estrutura física ou aumentar os recursos. Eles levam cuidado, acolhimento e esperança para os nossos pacientes. Por isso que a participação de todos é essencial em ações como essa. Cada gesto de colaboração, seja comprando um ticket, divulgando a campanha ou simplesmente falando sobre a causa, faz diferença na vida de quem mais precisa. A cada pessoa que engaja, o impacto se multiplica”, afirma Sara Oliveira, gerente do instituto oncológico da Santa Casa BH.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes entre um e dezenove anos no Brasil, com um novo caso diagnosticado a cada hora. Assim explica Mônica Araújo, superintendente da CAPE. A iniciativa é uma oportunidade de trazer ainda mais visibilidade a uma causa tão solidária e que precisa do apoio de toda a comunidade:
“O McDia Feliz representa, para nós, a chance de transformar solidariedade em cuidado real. Cada Big Mac vendido se converte em mais nutrição, mais acolhimento e mais força para as crianças e adolescentes que enfrentam o câncer com tanta coragem. Quando alguém participa da campanha, está ajudando a colocar um prato saudável na mesa de quem muitas vezes enfrenta o tratamento longe de casa, com medo e incertezas. É esse apoio que nos permite seguir oferecendo dignidade, conforto e esperança. E, por isso, cada contribuição tem um valor que vai muito além do que se vê”, afirma Mônica.
Como participar
Cada ticket pode ser adquirido por R$ 20 pelo pix [email protected]. Com o comprovante ou pagamento em dinheiro, basta ir ao setor de Responsabilidade Social da Santa Casa BH (Rua Álvares Maciel 611 – Santa Efigênia – prédio da Provedoria) ou à sede da Cape (Alameda do Ipê Branco, 28 – São Luiz) para pegar seu ticket e depois poderá trocar por um Big Mac, no dia 23 de agosto, em qualquer loja participante do McDonald’s.
Pioneira
A Santa Casa BH é pioneira no tratamento oncológico 100% SUS de Belo Horizonte. O Instituto de Oncologia Santa Casa BH possui uma infraestrutura pensada para atender todas as necessidades dos pacientes em um só lugar. Ao todo, são 13 especialidades, que garantem um suporte integral, com eficiência e agilidade.
Em 2024, foram realizadas mais de 80 mil consultas, 27 mil sessões de quimioterapia e 20 mil sessões de radioterapia.
O tratamento pediátrico, especificamente, merece destaque. Isso porque é um dos melhores do país, e conta com parcerias de renome internacional, como o St. Jude Children’s Research Hospital e a Aliança Amarte, que fortalecem a pesquisa e a inovação no enfrentamento ao câncer.
A tecnologia também está sempre presente no Instituto de Oncologia Santa Casa BH, que é uma das poucas instituições em Minas Gerais a possuir dois aceleradores lineares. São aparelhos de última geração que realizam as sessões de radioterapia. Essa conquista, aliada a tantas outras, faz com que os atendimentos possam ser dobrados, diminuindo, consequentemente, a fila de espera.

*Informações: Blog do Cefas