Foto: Abracopel/Divulgação
A Cemig e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) realizam, nesta quinta-feira (2/10), a premiação dos estudantes de Nova Lima vencedores da etapa regional do 14º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Vídeo sobre segurança no uso da eletricidade. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes elétricos e formar multiplicadores para disseminar o tema em suas comunidades.
O evento de premiação será realizado a partir das 8h30, no Colégio Santa Maria de Nova Lima, e contará com a presença do superintendente da Regional Centro da Cemig Distribuição, Ernando Braga, do gerente de Segurança do Trabalho da companhia, Wellington Cabral, do gerente de Saúde e Segurança Corporativa da empresa, José Carmo do Firmo Júnior, além de representantes da Abracopel.
Segundo Ernando Braga, a participação da Cemig em todas as edições do concurso, desde o seu lançamento em 2012, demonstra a prioridade da companhia em tratar a segurança como valor inegociável.
“Quando incentivamos crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema, estamos formando uma geração comprometida com a segurança e consciente dos riscos associados ao uso da eletricidade. Isso é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e evitar os impactos sociais negativos que eles podem acarretar”, afirma.
Para o diretor-executivo da Abracopel, Edson Martinho, a parceria com a Cemig é estratégica para fortalecer o alcance da iniciativa.
“O projeto tem um cunho totalmente ligado à responsabilidade social, pois ao conscientizar toda a sociedade dos riscos que a eletricidade oferece, pode contribuir para reduzir os acidentes e as mortes desta natureza. A Cemig compreende a necessidade de estar junto deste projeto desde o início e colhe frutos juntamente com a Abracopel. Cada criança conscientizada multiplica por seis a informação da eletricidade segura. Nestes 14 anos de parceria, certamente milhares de mineiros tiveram suas vidas preservadas com ações de conscientização”, avalia.
Sobre o concurso
A Cemig é parceira e patrocinadora do concurso, que incentiva a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento de trabalhos que abordem a segurança no uso da eletricidade, engajando toda a comunidade escolar na prevenção de acidentes. Podem participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, nas categorias desenho (de 6 a 10 anos), redação (de 11 a 15 anos) e vídeo (de 16 a 18 anos).