Imagem: Flickr
Encontro visa qualificar, compartilhar experiências e buscar novas oportunidades
A Associação das Cidades Históricas divulgou a programação de seu próximo Encontro Estadual, que será realizado na cidade de Paracatu, entre os dias 26 e 27 de janeiro, na Casa da Cultura.
O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu e das suas secretarias municipais de Turismo e de Cultura, além da curadoria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via formulário.
Temas abordados
Entre os temas abordados no Encontro, está a Rodada do ICMS Patrimônio Cultural, uma ação técnica e formativa promovida pelo IEPHA-MG, para apoiar os municípios na gestão, avaliação e fortalecimento de suas políticas de preservação do patrimônio cultural, coordenada pelo presidente do IEPHA, Paulo Nascimento, além da presença do corpo técnico da instituição.
O Encontro abordará ainda o fim do ICMS cultural, apresentando estratégias para municípios na captação de recursos para Cultura e Turismo pós-Reforma Tributária, com o palestrante Guilherme Santos, consultor e especialista em Gestão Pública, MBA em Relações Governamentais, sócio e Diretor Executivo da Civitas Consultoria.
Nesta edição, o evento contará com as assinaturas das novas cidades filiadas à Associação, sendo elas Barbacena, na região central do Estado e Rio Preto, na Zona da Mata, além de Andrelândia, no Sul de Minas.
Os Encontros Regionais
O foco dos encontros estaduais é a formação e qualificação dos gestores municipais, voltado sempre para o desenvolvimento do conjunto de todas as empresas, profissionais e serviços que atuam na oferta e comercialização de produtos e experiências turísticas de cada município, com a potencialização de seus atrativos naturais, culturais, históricos, religiosos e culinários, além da manutenção de seu patrimônio artístico, natural, religioso e cultural. A Associação trabalha também com a promoção e a divulgação permanente do destino turístico Cidades Históricas mineiras.
Os encontros são trimestrais e itinerantes, são realizados em dois dias, dentre os assuntos mais abordados, estão: o turismo com sustentabilidade; acessibilidade; geração de renda; implantação do turismo de base comunitária, entre outros temas.

A Associação das Cidades Históricas
A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo é fortalecer o turismo, a preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento sustentável de seus municípios filiados, atualmente, conta com a participação de mais de 40 municípios mineiros; promovendo o intercâmbio de experiências, a qualificação de gestores e a busca por mecanismos de apoio e financiamento para políticas de cultura e patrimônio, visando valorizar a identidade mineira e gerar recursos para as comunidades por meio de ações conjuntas.


