O Centro de Convenções da CDL sediou, nesta quarta-feira (7), o Cenp Hub Belo Horizonte, evento promovido pelo Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário para debater os principais temas da indústria da comunicação, contando com a participação de representantes de anunciantes, veículos de comunicação, agências e elos digitais.
O presidente do Cenp, Luiz Lara, destacou a relevância do mercado publicitário do Brasil e a importância de fortalecer o mercado mineiro, destacando o quão qualificado ele é. “A publicidade brasileira é a terceira mais premiada do mundo. Para termos uma ideia, no ano passado a publicidade brasileira foi a segunda mais premiada no festival de Cannes, que vem a ser o Oscar da publicidade global. Porquê nós somos a indústria de ponta da economia criativa? Porque nós soubemos nos organizar e valorizar o talento brasileiro, talento que está também aqui no mercado de Minas Gerais, que é o terceiro maior estado em relevância na publicidade brasileira.”
Lara explicou o objetivo do evento e como a publicidade impacta no dia a dia das pessoas. “Nós estamos hoje aqui em Minas para discutir o presente e o futuro da publicidade, porque houveram muitas mudanças na nossa indústria da comunicação. Nunca a mídia esteve tão fragmentada, mas o fato é que ninguém acorda de manhã para ver propaganda, mas do momento que você acorda ao momento que você dorme, as marcas que você escolhe, o tênis que você calça, o celular que você tem, o jornal que você lê, a rádio que você escuta e a roupa que você usa são de marcas que você gosta, conhece e confia. E quem te conectou com essas marcas? A boa publicidade, criativa, ética e que constrói uma percepção de valor para as marcas muito maior que etiqueta de preços”, completou.

A diretora executiva do Cenp, Regina Augusto, também enalteceu o mercado publicitário de Minas. “É o berço de diversas escolas, de grandes marcas brasileiras, de grandes profissionais, e a nossa intenção com esse evento é fomentar o mercado. A gente conseguiu unir todos os pilares que compõem esse grande ecossistema, que é a indústria publicitária, por meio de conteúdo e conexão.”
Ela enfatizou que o evento é uma grande oportunidade de fazer networking com outros profissionais do segmento. “A gente percebeu fazendo esses eventos em algumas praças, e agora chegando a Belo Horizonte, o quanto é importante para os mercados ter uma oportunidade como essa. Primeiro de ter contato com profissionais, que embora sejam colegas e amigos do dia-a-dia, pararem para se reunir e para escutar conteúdos, cuja curadoria foi feita com muito carinho, faz toda diferença”, detalhou Regina Augusto.
O presidente da CDL BH e do Sebrae Minas, Marcelo Souza, valorizou a realização do Cenp Hub para a comunicação no estado. “Qualquer evento qualificado como é esse é importantíssimo para nós, para o mercado de Belo Horizonte, para o mercado de Minas Gerais e do Brasil. Trazendo um evento desse para Belo Horizonte, a gente coloca a nossa capital de Minas Gerais no circuito nacional e até internacional dessas discussões de publicidade, da comunicação e trazendo inovação. E o mais importante [propicia] a capacitação, conhecimento, relacionamento das pessoas, entender qual o caminho que o mercado está trilhando, onde ele está buscando, como é que fazemos, como é que os profissionais desse setor podem se relacionar mais para dar mais qualidade na comunicação e na publicidade para a população e para as empresas”
Souza afirmou que conhecimento, capacitação e relacionamento são primordiais. “Esses três fatores são muito importantes e o evento aqui tem eles na veia. Então é muito importante a gente, a CDL BH e lógico outras entidades também, ter sempre os veículos de comunicação e de publicidade por perto, para que a gente possa ter essa comunicação cada vez melhor. E o que a gente está vendo nos últimos anos, a gente tem que ter isso com muita responsabilidade”, concluiu o presidente da CDL BH.
Paíneis
O Cenp Hub contou com quatro paíneis com temas diversos, como negócios, sustentabilidade e consumo de mídia na era da hiper fragmentação. O último contou com a participação do vice-presidente Comercial e Marketing da Itatiaia, Bruno Bianchini, que ressaltou o impacto positivo do evento.
“Eu acho que a gente está num momento de se fortalecer cada vez mais. É um momento em que as transformações no mercado da comunicação, em todos os mercados de maneira geral, com a tecnologia, com tudo que a gente tem vivido, tem feito com que a gente tenha que se adaptar cada vez mais rápido a todas essas novidades e a tudo que tem acontecido. O mercado da comunicação não é diferente. Um evento desse, a união e a junção das instituições em prol do desenvolvimento do nosso mercado, das boas práticas, das práticas sustentáveis e das práticas que no dia a dia, de fato, fazem a diferença para o nosso negócio é muito importante”, destacou.
Bianchini explicou um dos tópicos que foram abordados na roda de conversa, destacando a migração da Rádio Itatiaia para o digital e o êxito do processo. “Sem dúvida a gente vive um momento muito especial na Itatiaia. Temos, realmente, sido chamados para falar sobre essa transformação toda que a Itatiaia passou como marca, mas, sobretudo, como produto. E não tem jeito, se a Itatiaia não tivesse dado esse passo, a marca Itatiaia, ela seria sempre a força e todo esse pertencimento que ela tem, sendo a maior rádio do Brasil, mas o produto deterioraria. Então, isso tem sido feito diariamente, a preocupação em transformar a Itatiaia, a preocupação em transformar esse produto cada dia mais forte no digital, obviamente, no casamento com rádio. O rádio a gente regionaliza, o digital a gente nacionaliza, mas é um casamento perfeito que tem dado muito certo e, de fato, a Itatiaia tem sido um case”.
O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Faria, também participou do painel e comentou que o evento foi uma oportunidade única. “A gente ter esses players aqui hoje para falar um pouco sobre o negócio, sobre as transformações que eles estão trazendo para o mercado e o que eles estão capitaneando é importante. E também para eles poderem ouvir o que está sendo feito aqui em Minas Gerais, o que as agências, os veículos e os fornecedores mineiros têm trabalhado em transformação. Minas Gerais é um polo criativo, um polo de tecnologia muito importante na área de comunicação, que traz muitos ativos para o mercado. Então, é muito legal ter essa troca.”

Além do painel supracitado, representantes de empresas como Google, Lápis Raro, Unimed GH e Globo também participaram dos debates, que tiveram como foco a importância de relações sustentáveis entre os diversos agentes do ecossistema publicitário, garantindo geração de valor para a indústria da comunicação.
Participantes
Membros da diretoria da AMIRT participaram do Cen Hub Belo Horizonte e salientaram a importância de estar presente. “A AMIRT tem que ter uma relação muito próxima com esses players porque nós dependemos deles e eles dependem da gente. Então, é importante para a Associação estar apoiando um evento como esse porque no momento que estamos, em um grande e constante transformação, estar presente nesses painéis e nesses eventos que discutem essas tendências, é muito importante para todos os players“, pontuou o presidente Mayrinck Júnior.
Mayrinck explicou que a relação com as agências de publicidade é similar a uma simbiose: “nós somos dependentes uns dos outros. Nós temos os veículos de comunicação e as plataformas de conteúdo e as agências têm os clientes. Essa relação tem que estar próxima para que nós tenhamos resultados para todos.”

O vice-presidente da AMIRT, Bruno Torres, elogiou o trabalho executado pelo Cenp. “Nós temos que prestigiar [o evento], porque o Cenp é um exemplo de autorregulação publicitária, não só no Brasil, mas para o mundo inteiro. Ele foi criado em 1998, que é o conselho executivo das normas padrão, e ele vai regularizar o relacionamento entre mídia, anunciantes e agências. Esse tratamento que se dá é algo diferencial para o mercado público, para as mídias e para as agências, então faz todo mundo crescer. E trazer isso para Belo Horizonte enriquece o nosso conhecimento e nos qualifica cada dia mais a fazer um mercado de publicidade mais sólido para todos esses entes”, salientou.
O Cenp Hub Belo Horizonte reuniu mais de 300 profissionais da comunicação em sua primeira edição na capital mineira. Diogo Carvalho, CEO da Agência Galt, se mostrou satisfeito com a partipação no evento. “Eu vejo que as pessoas que estão aqui são de altíssimo nível no mercado de comunicação. A gente tem dirigentes, presidentes de empresas, veículos e agências, todo mundo envolvido. Esse networking, colocar essas pessoas em contato, gera negócios. A gente vê que em poucas conversas você já tem uma ideia nova, já tem uma forma diferente de ver o mercado e com isso isso agregar no dia-a-dia, trazer modelos novos para o mercado e trazer negócios novos, fazer com que o mercado realmente gire”, finalizou.
Assista o vídeo completo: