Estudantes visitam estações de rádio e planejam criar emissora escolar em Cônego Marinho

Experiência fez parte de um projeto pedagógico de Escola Estadual

A força do rádio segue viva, se reinventando e inspirando às novas gerações. Prova disso é o que aconteceu com um grupo de 20 alunos do 9º ano da Escola Estadual Olhos D’Água, no município de Cônego Marinho, no Norte de Minas. Eles realizaram uma visita às emissoras Alternativa FM e Voz News FM, para conhecer de perto o funcionamento de uma rádio e aplicar esse aprendizado em um projeto escolar.

A atividade integra o projeto “Vivências da Linguagem”, conduzido pela professora Lícia Ferreira, que utiliza a disciplina para trabalhar diferentes formas de expressão, entre elas, a linguagem radiofônica.

“Então, eu trabalho com a disciplina Vivências de Linguagens, a disciplina trabalha as várias formas de vivenciar a língua e nós estamos trabalhando agora a linguagem radiofônica, que é essa linguagem que vocês utilizam aqui na rádio”, explicou a professora.

Além de conhecer os bastidores, os alunos tiveram uma experiência inesquecível: falaram ao vivo durante a programação das rádios. Para muitos, estar no estúdio, ver os profissionais em ação e entender como funciona a comunicação foi algo marcante.

Foto: Captura de tela/Site Alternativa FM via Youtube

A estudante Ana Júlia Silva Guedes contou como foi vivenciar esse momento:

“Quando eu era menor, eu não imaginava que a rádio seria desse jeito. (Eu pensava) ‘Como é que esse povo entrou dentro de um rádio?’ Mas foi muito bom. Quando eu pisei o pé aqui dentro, foi ótimo. Todo mundo recebeu eu, minha turma, os professores muito bem, com educação, com alegria. E deve ser muito bom trabalhar aqui, porque é todo mundo muito alegre, todo mundo muito amigo e é muito bom isso.”

A empolgação da turma não para por aí. A visita teve como principal motivação entender, na prática, como funciona uma rádio para que eles possam implantar uma emissora na escola:

“Nós estamos com um projeto, eu juntamente com a turma do 9º ano, de criar uma rádio na escola. E aí nós resolvemos pedir a visita para que eles pudessem conhecer o funcionamento da rádio, para que a gente possa fazer a criação da nossa lá na escola. A gente vai levar esse projeto à direção para ver se ela aprova”, destacou a professora Lícia.

Foto: Captura de tela/Site Alternativa FM via Youtube

Os alunos acreditam que o projeto é possível e que pode gerar muitos benefícios para a comunidade escolar, como explicou novamente Ana Júlia:

“Todo mundo tem capacidade de fazer lá na escola. Se todo mundo juntar tudo, conseguir programar tudo certinho, vai dar tudo certo. Aí a gente consegue fazer lá o mesmo que vocês estão fazendo aqui.”

O estudante Mateus da Silva Martins também não escondeu a alegria de viver essa experiência:

“Vou levar isso aí pela vida toda, porque acho que eu não vou esquecer mais disso, foi muito da hora.”

Foto: Captura de tela/Site Alternativa FM via Youtube

A visita foi um dia de aprendizado, inspiração e muita troca de conhecimento, reforçando que o rádio, além de ser um meio de comunicação, também é uma ferramenta de transformação e educação.

Confira a matéria completa:

*Informações: Site Rádio Alternativa FM via Youtube

Deixe uma resposta