Minas Gerais é destaque no prêmio “Melhores Vilas Turísticas”, da ONU Turismo

Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol estão entre as oito vilas brasileiras selecionadas para a premiação

Minas Gerais se consolida, mais uma vez, como protagonista do turismo sustentável e de experiência no Brasil. Das oito vilas brasileiras selecionadas para concorrer ao prestigiado prêmio “Melhores Vilas Turísticas”, promovido pela ONU Turismo, três estão localizadas em território mineiro: Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol.

O reconhecimento destaca a força do interior de Minas como guarda de paisagens naturais, práticas culturais centenárias e hospitalidade singular. Além das vilas mineiras, foram indicados Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).

“Esse resultado confirma que Minas tem um papel central na construção do turismo de futuro: sustentável, enraizado na cultura local e comprometido com o bem-estar das comunidades. Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol simbolizam essa nova fase do turismo mineiro, que une natureza, tradição e inovação”, afirma o secretário do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

A premiação da ONU Turismo tem como objetivo considerar os destinos rurais que adotam práticas sustentáveis e atualizadas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os vencedores serão anunciados em novembro de 2025, durante a Assembleia Geral da ONU Turismo. Atualmente, a rede global conta com 254 vilas reconhecidas em todo o mundo.

Delfinópolis

Foto: delfinopolis.mg.gov.br/Reprodução

Delfinópolis, localizada na Serra da Canastra, no Centro-Oeste do estado, é conhecida como “paraíso ecológico” devido a suas matas ciliares região que abrigam diversas espécies em extinção. As cachoeiras são o principal atrativo do município. As mais famosas são a Claro, com quatro quedas; do Luquinha, com três quedas; do Paraíso, com seis quedas.

Destaque a Fazenda Paraíso que abriga os encantos de oito cachoeiras. Para os turistas que gostam de caminhadas, a cidade oferece diversas trilhas, como Casinha Branca, Pico Dois Irmãos, Chora Mulher e Chapadãozinho.

Grão Mogol

Foto: Solon Queiroz/Secult MG – Divulgação

No final do século XVII, a procura por diamantes atraídos para o Arraial de Serra de Grão Mogol diversas pessoas, inclusive estrangeiros específicos no garimpo. A exploração alavancou o crescimento da cidade e destacou-a como a cidade mais importante da região Norte de Minas Gerais. O destino ainda preserva as construções e manifestações culturais da época da mineração.

Os conjuntos modernos da Avenida Beira-Rio, da Rua Cristiano Belo e da Rua Juca Batista levam o turista de volta ao passado. Uma cidade simples, tranquila e autêntica oferece também aos visitantes locais com paisagens como a Serra Geral, a Trilha do Barão, a Cachoeira do Inferno e a Gruta Lapa da Água Fria. O centro histórico de Grão Mogol é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) desde 2016.

Conceição de Ibitipoca

Foto: Patrícia Seabra/Secult MG – Divulgação

Charmoso distrito do município de Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira, conhecido por sua atmosfera rústica, tranquilidade e natureza exuberante. Situado nas proximidades do Parque Estadual do Ibitipoca, o vilarejo atrai visitantes em busca de trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego, como a Janela do Céu e a Cachoeira dos Macacos.

Suas ruas de pedra, pousadas aconchegantes e opções de gastronomia local criam um ambiente acolhedor, ideal para quem busca contato com a natureza e experiências históricas no interior de Minas. O clima ameno, aliado à hospitalidade dos moradores, faz de Ibitipoca um destino cada vez mais procurado por turistas brasileiros e estrangeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *