A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG) manifestam seu repúdio à ação que impediu a equipe da NTV, de Patos de Minas, de acessar a Arena DB e realizar a cobertura jornalística do clássico entre URT e Mamoré, no último sábado (07/06).
Mesmo com credenciamento válido pela Federação Mineira de Futebol (FMF), a entrada da equipe foi barrada por decisão do presidente da URT, Igor Cunha.
Inicialmente, foi informado que a proibição partia da presidência do clube. Em seguida, a justificativa mudou: a equipe poderia entrar, mas sem os equipamentos essenciais para o trabalho jornalístico, como câmeras e microfones.
Anteriormente, um comunicado da URT, em comum acordo com a FMF, determinou que não haveria transmissão do Clássico do Milho. A NTV respeitou essa decisão, optando apenas pela gravação de matérias dentro do estádio, o que também não foi permitido, já que a equipe sequer teve acesso à Arena DB.
Em resposta ao pedido formal feito pela produção da NTV, um e-mail da FMF confirmou a autorização para a entrada de profissionais das funções de videomaker, repórter e mídia social. Foi constatado ainda que outras equipes de imprensa puderam entrar com seus equipamentos normalmente.
A AMIRT e o SERT-MG consideram a atitude injusta, desrespeitosa e prejudicial ao livre exercício da atividade jornalística, impedindo profissionais de cumprirem seu papel com eficiência, responsabilidade e compromisso com o público. Nos solidarizamos com a equipe da NTV e reafirmamos nosso compromisso com a defesa da liberdade de imprensa e o combate a qualquer tipo de censura.
Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior
Presidente AMIRT/SERT