Semana S discute inovação e futuro do comércio em Minas Gerais

Teve início no dia 14 de maio (quarta-feira) no Expominas, em Belo horizonte, a Semana S, evento promovido pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, que contou com uma programação gratuita externa para a promoção da saúde, bem-estar, gastronomia, lazer e cultura.

Durante o evento houve ainda um feirão de empregos, que reuniu mais 20 empresas do comércio de bens, serviços e turismo e ofereceu cerca de 10 mil vagas de emprego, várias com contratações imediatas. Além disso, os visitantes também tiveram acesso a serviços como elaboração de currículos, fotografia profissional, consultoria de recrutamento, emissão de documentos e orientações sobre seguro desemprego e carteira de trabalho digital.

O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, explicou o objetivo da convenção e ressaltou sua importância. “A Semana S está sendo realizada aqui no ExpoMinas, foi idealizada pela Confederação Nacional do Comércio, através do presidente Tadros, para mostrar à sociedade a contribuição social expressiva que o setor do comércio de bens, serviços e turismo oferece ao Estado de Minas Gerais e em todo o Brasil. Essa amostra é apenas um reflexo do trabalho contínuo realizado pela Fecomércio Minas, SESC e do SENAC, e também da Confederação Nacional do Comércio, que promovem ações essenciais nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, turismo e assistência, finalizou.

O deputado federal Reginaldo Lopes esteve presente na Semana S e enfatizou a relevância do episódio especialmente na geração de empregos. “O Sistema S está fazendo um grande trabalho social por Minas com o Dia do Sistema, porque de fato aqui ele aproximou a demanda para novos profissionais para o mercado de trabalho com nossos trabalhadores e trabalhadoras informais ou desempregados. E nesse caso é um sucesso. Temos aqui centenas de empresas que estão recebendo os nossos trabalhadores e trabalhadoras e no mesmo momento ele já sai com carteira assinada. Além também de abrir a porta do Sistema S, mostrando todos os seus serviços sociais, também serviços educacionais a favor do país. Então, é um dia muito especial e o Sistema S, na pessoa do presidente Nadim, está de parabéns”.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também participou e destacou que a Prefeitura de BH e a Fecomércio serão parceiras. “Não tem como você pensar em modernizar a cidade, não tem como você pensar em avançar com a cidade sem pensar no Sistema S, Sesc, Senat, o Senai, onde eu estudei. Então, nós estamos aqui para poder dizer ao Sistema S que a palavra “não” não existe mais dentro da prefeitura. Nós vamos destravar e desburocratizar a cidade com o apoio de entidades como a Fecomércio”, comentou.

Innovation Day
Na sexta-feira (17/05), a Fecomércio MG e a CNC promoveram uma tarde de palestras sobre inovação voltadas aos empresários mineiros, com o objetivo de destacar o Sistema Comércio como agente decisivo de transformação econômica e social do país.

Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

O Innovation Day contou com a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, para tratar sobre a Reforma Administrativa. Ele destacou a relevância de discutir o tema na ocasião. “O tema da reforma do Estado é um tema que eu tenho falado, discutido e praticado já há algumas décadas. E eu acho muito importante falar desse assunto em um ambiente como esse, que congrega empresários e trabalhadores, porque nós não teremos uma reforma do Estado verdadeira no Brasil se não houver uma pressão da sociedade civil em prol da melhoria dos serviços públicos”, pontuou.

Segundo Anastasia, a reforma impacta de maneira vigorosa o setor de comércio, bens e serviços. “No momento nós temos uma eficiência maior de serviço público, nós sabemos que a gestão está por trás de todas as políticas públicas: educação, segurança, saúde e infraestrutura. O comércio tem necessidades, que são próprias do dia a dia da sociedade e precisa melhorar a infraestrutura, comunicações, energia. O que é uma crise de energia, por exemplo, um apagão, como se diz popularmente, para o comércio? É um desastre, porque os comerciantes de alimentos perecem alimentos, comerciantes do turismo, perdem os hóspedes. Então, a boa gestão significa que tudo funciona de maneira azeitada, ou seja, o comércio, do ponto de vista prático, será beneficiado, como as demais atividades econômicas”, afirmou o ministro.

Em sua palestra, Antônio Anastasia detalhou o funcionamento da Reforma, esclarecendo as dificuldades, a trajetória da Reforma de Estado no Brasil e a situação atual. O ministro comentou ainda que se mantém otimista quanto à melhoria dos serviços públicos no país.

Letícia Reichert, conselheira de administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), explicou como as empresas familiares devem se organizar para fazer a gestão das organizações, destacando a governança como ponto chave para que as empresas continuem crescendo e se mantenham ativas no mercado.

Felipe Ventura, instrutor de educação empresarial da Meta, falou sobre como potencializar os resultados e as vendas por meio das plataformas Instagram, Facebook e Whatsapp. Ele orientou os empresários como as redes funcionam e deu dicas para uma comunicação mais efetiva.

No último painel do dia, moderado pela jornalista especialista em ESG, Giuliana Morrone, e com Luiz Porto, diretor-presidente Luiz Porto Vinhos Finos, e Fábio Adegas Faccio, diretor-presidente das Lojas Renner, foram debatidos os desafios para a inovação e como conquistar os novos consumidores diante das transformações no comércio.

Com uma programação diversificada e voltada para o desenvolvimento econômico e social, a Semana S evidenciou o papel estratégico do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac na promoção do emprego, da qualificação profissional e da inovação. Ao reunir diferentes setores da sociedade, incluindo representantes do poder público, especialistas e empresários, o evento reforçou o compromisso das instituições com o fortalecimento do comércio e com a construção de soluções para os desafios atuais do mercado de trabalho e da gestão pública.

Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

Confira a cobertura do evento:

Confira a notícia em áudio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *