Programas e projetos foram apresentados aos deputados na quarta-feira (2/7)
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresentou, na quarta-feira (2/7), na Câmara dos Deputados, as ações, iniciativas, programas e projetos em andamento e os que ainda serão executados no país. Frederico foi convidado a participar da reunião da Comissão de Comunicação da Câmara. Ao final da sessão, fez uma avaliação positiva de sua participação.
“Foi uma reunião importante e muito positiva, em que pude apresentar aos deputados o que estamos fazendo e o que vamos fazer no setor de telecomunicações e conectividade. Foi uma excelente oportunidade para mostrar aos nobres parlamentares o que o Ministério das Comunicações e o governo Lula estão promovendo para fortalecer o setor de radiodifusão e fomentar a inclusão digital no Brasil”, afirmou o ministro.
Além de responder aos questionamentos dos deputados presentes, Frederico falou sobre os investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que somam R$ 23,6 bilhões em projetos voltados à conectividade e inclusão digital.
Entre as ações apresentadas, destacou-se o programa Escolas Conectadas, que vai levar internet rápida e de qualidade a todas as 138 mil unidades de ensino básico do Brasil. O ministro também mencionou o programa Norte Conectado, que está promovendo a inclusão digital na região amazônica por meio de 12 mil km de cabos de fibra ótica, em sua maioria subfluvial.
“Estamos beneficiando dez milhões de pessoas em 59 municípios, conectando prédios públicos, escolas, unidades de saúde, hospitais, órgãos de segurança pública e do sistema de Justiça. É um projeto que muito nos orgulha, pois proporciona conexão de qualidade aos brasileiros que mais precisam”, ressaltou Frederico.
O ministro também abordou os programas Internet Brasil — que já distribuiu 160 mil chips gratuitos a estudantes de famílias de baixa renda — e Wi-Fi Brasil, que leva internet via satélite a regiões remotas do país.
Frederico citou ainda o avanço no número de outorgas de rádios e TVs (comunitárias, educativas e comerciais), além de destacar a TV 3.0, conhecida como “a televisão do futuro”.
“Em breve, vamos publicar o decreto da TV 3.0, que vai revolucionar a forma como os brasileiros assistem à televisão, com mais qualidade de som e imagem, além de proporcionar interatividade. É um avanço enorme e significativo. Esperamos que a tecnologia já esteja disponível nas principais capitais durante a Copa do Mundo do ano que vem”, afirmou.
Frederico finalizou sua apresentação colocando-se à disposição da Câmara dos Deputados para futuras convocações e diálogos com o Legislativo.
*Informações: MCom