Ampliar a veiculação dos conteúdos audiovisuais produzidos pela Assessoria de Comunicação Integrada (Asscom) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) é o principal objetivo do Termo de Cooperação Técnica firmado com a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT). A iniciativa busca dar maior visibilidade às ações e aos projetos institucionais voltados ao crescimento e ao desenvolvimento do Estado. A AMIRT reúne 409 associados em 183 municípios mineiros, sendo 388 emissoras de rádio e 21 emissoras de televisão
O acordo de 36 meses prevê a divulgação de matérias jornalísticas para rádio e televisão, campanhas educativas e de esclarecimento, séries informativas e educacionais e foi firmado no início de dezembro de 2025 e pode ser prorrogado. Assinaram o Termo de Cooperação Técnica o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, o coordenador da Diretoria de Conteúdo Jornalístico (Dcoj), André Borja Lana, e o presidente da AMIRT, Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior.
A divulgação será feita por meio de postagens de conteúdos do Ministério Público no portal da AMIRT e da disseminação desses publicações entre as emissoras de rádio e televisão afiliadas à associação.
De acordo com Mayrinck Júnior, a parceria com o Ministério Público é extremamente relevante. “São ganhos para todo o mundo, porque, de um lado, você tem o MPMG podendo divulgar suas atividades nas cidades em que ele tem interesse, nas regiões que ele precisa. Do outro lado, você tem as emissoras de rádio e TV, que sempre nos acionam com alguma demanda em relação ao Ministério Público. Agora, elas poderão encaminhar essas dúvidas à Diretoria de Conteúdo Jornalístico do MP. Se tratando de informação confiável e transparência para a população, é um ganha-ganha para ambos os lados”.
MPMG e AMIRT deverão desenvolver, elaborar e prover apoio técnico para a implementação e manutenção dos objetivos dessa parceria; exercer articulação interinstitucional, no âmbito estadual, para viabilizar a divulgação de informações pertinentes à atuação do MPMG; acompanhar e avaliar os resultados alcançados nas atividades programadas, visando à otimização e/ou adequação das ações; interagir com as emissoras de rádio e de televisão, objetivando a disseminação de conteúdos audiovisuais produzidos pela Asscom, promover comunicação ágil que dissemine a missão e atividades institucionais do MPMG entre outros.
Propósito constitucional
Com o propósito de cumprir a missão constitucional e enfrentar os desafios impostos pela sociedade da informação e a necessidade de disseminação de informação segura e correta sobre ações do MPMG em todo o estado de Minas Gerais, este Acordo de Cooperação Técnica segue macro-objetivos do Plano Estratégico do MPMG, estando alinhado com a missão, visão e valores da instituição.

