O rádio ainda é um emprego dos sonhos? A resposta pode variar dependendo de quem você perguntar. De acordo com uma nova pesquisa da Jacobs Media, um subsetor em particular tem muito mais probabilidade de recomendar a carreira, sentir-se valorizado por seus empregadores e expressar satisfação a longo prazo.
Da felicidade no trabalho à lealdade ao empregador, a diferença entre apresentadores de rádio de música cristã e seus irmãos seculares são maiores do que nunca, como compartilhado por Fred Jacobs no relatório On-Air Pulse da CMB. Os resultados contrastam com o estudo da AQ6 sobre personalidades seculares da radiodifusão, divulgado em agosto passado.
Uma das lacunas mais marcantes aparece nas respostas sobre se os talentos recomendariam uma carreira no rádio a estudantes do ensino médio. Entre os talentos de rádios de música cristã, 49% concordaram ou concordaram totalmente com a afirmação, em comparação com apenas 18% daqueles em rádios seculares. Os dados do AQ6 mostram impressionantes 32% dos talentos seculares discordam totalmente, contra apenas 10% em rádios cristãs.
As perspectivas para os empregadores são igualmente divergentes. As rádios cristãs obtiveram um Net Promoter Score (NPS) de 49 quando os funcionários foram questionados se recomendariam sua emissora como um bom local para trabalhar, substancialmente superior ao NPS de -3 entre as emissoras seculares. Quando questionados sobre sua empresa ou organização como um todo, os funcionários de rádios cristãs relataram novamente um NPS de 43, em comparação com -11 na AQ6.
A satisfação no trabalho também favorece as rádios cristãs. Enquanto 54% dos talentos de rádios cristãs relataram ter trabalhado em rádios seculares, 84% deles dizem que se sentem mais felizes em transmissões cristãs. Apenas 3% disseram que se sentiam mais felizes trabalhando em rádios seculares, com 9% não observando nenhuma diferença.
Apesar desse otimismo geral, 47% dos apresentadores de rádio de música cristã ainda relatam sentir que o talento para o rádio é subestimado. No entanto, isso representa uma melhora significativa em relação aos 83% de personalidades do rádio secular que pensam da mesma forma. Nos dados do AQ6, 49% dos apresentadores de rádio comercial concordaram fortemente com o sentimento de que “o talento para o rádio aberto é subestimado”, contra apenas 13% dos apresentadores de música cristã.
Jacobs revelará os resultados completos da pesquisa CMB On Air Pulse em um webinar na quarta-feira, 13 de agosto, às 13h (horário do leste dos EUA). As inscrições estão abertas .
*Informações: RADIO INK