A Prefeitura de Belo Horizonte passou por mais uma mudança em seu alto escalão. A publicitária Andrea Loureiro deixou o cargo de chefe da Comunicação Social da PBH, conforme publicação no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (5). Ela havia sido nomeada em 9 de janeiro, no início da gestão do então prefeito Fuad Noman, falecido em 28 de março. Desde então, a prefeitura está sob comando do vice-prefeito Álvaro Damião, que assumiu o cargo.
Andrea será substituída pelo jornalista Giuliano Fonseca Panizza. Em 2023, Panizza assumiu a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Lagoa Santa e, em março deste ano, foi transferido para a equipe de comunicação da prefeitura da mesma cidade. Agora, é trazido para Belo Horizonte por Álvaro Damião.
Função estratégica na comunicação
A Chefia de Comunicação Social da PBH tem papel estratégico: é responsável por implementar, orientar e executar campanhas e ações de comunicação, além de coordenar pesquisas de opinião pública. A escolha de Giuliano Panizza reforça a intenção do novo prefeito de montar uma equipe de confiança para conduzir a administração municipal.
Mudanças na gestão Álvaro Damião
A troca na chefia da Comunicação Social faz parte de uma série de mudanças na gestão municipal desde a morte de Fuad Noman. Logo após o falecimento, em abril, Álvaro Damião iniciou uma reestruturação que incluiu a exoneração dos secretários Josué Valadão (Direitos Humanos) e Genilson Zeferino (Segurança Pública). O então chefe de gabinete, Daniel Messias, também deixou o cargo a pedido e foi exonerado.
Mais recentemente, o presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte — indicado por Fuad em 2023 — foi demitido na última segunda-feira (2). Em maio, Paulo Lamac, que integrava o chamado núcleo duro do ex-prefeito, também foi dispensado
*Com informações: Blog do Cefas