Um fator pouco considerado pelos anunciantes para o sucesso da comunicação é a confiança na mídia. A maior exposição em determinado meio ou veículo será realmente útil apenas se o público estiver disposto a prestar atenção e considerar a mensagem credível. A confiança na rádio, portanto, é um recurso importante à disposição das marcas para conquistar os consumidores, especialmente em Santa Catarina.
A confiança na rádio em dados:
- Pesquisas mundiais colocam a rádio como líder de credibilidade na mídia;
- No Brasil, 81% dos consumidores declaram confiar nesse meio de comunicação;
- Oito em cada dez pessoas em Santa Catarina são ouvintes de rádio;
- 64% também confiam nos comerciais que ouvem em suas emissoras favoritas.
Rádio é a mídia mais confiável para os brasileiros
Há uma percepção global de que as mídias tradicionais são mais confiáveis. Isso está presente, por exemplo, na pesquisa “Truth Quest”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela coloca a rádio, a televisão, o jornalismo impresso e os sites de notícias como os meios de maior confiança para o público. A rádio, inclusive, é líder nesse quesito em um estudo da World Radio Alliance (WRA) e da egta.
Diferentes pesquisas regionais confirmam essa posição privilegiada das mídias essenciais. No estudo Eurobarometer, realizado na Europa, a rádio também aparece entre os meios de maior credibilidade. Um levantamento da Free Press nos Estados Unidos aponta nessa mesma direção. Enquanto isso, a radiodifusão é referência para os latino-americanos, segundo a Latam Intersect PR.
Especificamente no Brasil, a confiança na rádio é destaque em um levantamento da agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, divulgado pelo jornal Valor Econômico. A pesquisa “Credibilidade das Mídias” traz a rádio no topo do ranking de confiança entre os brasileiros. Oito em cada dez entrevistados consideram o meio confiável.
“Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega em qualquer lugar do País e pode ser ouvido enquanto se executa outras atividades,” comenta Marilia Stabile, fundadora e presidente do conselho da Ponto Map, ao Valor Econômico.
A responsável ainda ressalta uma das grandes forças da rádio: unir o jornalismo local, abordando as questões de cada cidade, a grandes nomes da cobertura nacional. Não à toa, o meio se mantém líder em consumo de áudio pelo mundo, conforme os dados da World Radio Alliance, aparecendo muito à frente dos streamings de música, podcasts e afins.
A confiança na rádio entre o público de Santa Catarina
O meio rádio é ouvido por 83% das pessoas na Grande Florianópolis, segundo a Kantar IBOPE Media. Esse número supera a média nacional das 13 metrópoles analisadas no País, de 80% dos brasileiros.
Em Santa Catarina, a confiança na rádio também vem à frente de outras mídias, como destaca a Acaert com base em dados do Instituto IRP Rádios. Seis em cada dez catarinenses a colocaram no topo de suas preferências. O Inside Audio, da Kantar, complementa com a informação de que 64% dos ouvintes acreditam nas notícias que recebem por esse meio.
A mesma Kantar, a partir do Target Group Index, revela que 61% dos catarinenses confiam na rádio para se manterem informados.
Ou seja, para o público no Estado, a rádio é uma forma prática de encontrar informações locais com credibilidade. Esse é o segredo para as marcas atraírem os consumidores catarinenses em um meio de amplo alcance.
Agregue valor à sua comunicação com a confiança na rádio
Quando o consumidor confia no meio, ele se torna mais receptivo também aos anúncios. Isso é o que mostra a pesquisa “A força do meio rádio em Santa Catarina”, da Acaert.
De acordo com o levantamento sobre o consumo de rádio em SC:
- 64% dos catarinenses confiam nos comerciais que ouvem na rádio;
- 63% acham as propagandas na rádio mais confiáveis que na internet;
- 65% consideram os locutores como verdadeiros influenciadores.
Mais ainda, os dados da AERC Radio Value reforçam a excelente recepção da publicidade na rádio. Mais de um terço dos ouvintes (36%) a percebe como uma forma de comunicação mais próxima dos consumidores e 30% do público chega a considerá-la a mais crível de todas.
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*Informações: Negócios SC