Prefeito de BH reforça parceria com Codese-BH visando o desenvolvimento da capital

Reunião ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, e marca nova fase de diálogo com a sociedade civil organizada

Na última sexta-feira (6), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, recebeu representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) para uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura da cidade.

O encontro consolidou a parceria entre o poder público e mais de 90 entidades da sociedade civil organizada, visando construir, de forma colaborativa, um planejamento de longo prazo para a capital mineira.

A pauta central foi a apresentação institucional, coordenada pelo CEO do conselho do Codese-BH, Elvis Gaia, à nova gestão municipal, com destaque para os projetos realizados pela corporação, como a requalificação do centro da cidade e o movimento Desenvolve-BH.

Um novo ciclo

Foto: Hannah Andrade/AMIRT

Durante o evento, o prefeito Álvaro Damião destacou a importância da comunidade contribuir com a administração municipal para o desenvolvimento de BH:

“Belo Horizonte não é do prefeito, ela é administrada pelo prefeito. O prefeito de Belo Horizonte administra a cidade, mas ela é de todos nós. (A pergunta) é: O quê que nós queremos para Belo Horizonte? O quê que nós podemos fazer para resolver os problemas de Belo Horizonte? O problema de limpeza urbana é do prefeito, é da prefeitura? Não, é de todos nós. A segurança pública, a prefeitura é quem tem que olhar? Não, somos todos nós. E nós estamos entendendo isso de forma bem clara. E o Codese é o nosso parceiro para todas essas ações.”

A presidente do Codese-BH, Cássia Ximenes, explicou que a instituição está numa fase de planejamento, para solucionar dificuldades encontradas na cidade: 

“Nós estamos na fase do planejamento. Identificamos alguns dos principais gargalos e agora nós estamos estudando como podemos colaborar com a Prefeitura para resolver a questão. Tanto das pessoas que moram hoje em condições de vulnerabilidade na rua, como a gente trazer mais desenvolvimento econômico para a cidade de Belo Horizonte, como ajudar na questão da educação e da saúde. Enfim, são vários os pilares que a gente sabe que são essenciais para a construção de uma Belo Horizonte melhor.”

Cássia Ximenes (Presidente Codese-BH) ao lado de Marcos Brafman (Vice-presidente ACMinas). Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

Segundo Cássia, a aliança com a prefeitura é fundamental para dar continuidade ao planejamento iniciado em gestões anteriores:

“Nós aqui representamos a sociedade civil organizada com o propósito de transformar Belo Horizonte na melhor cidade para se viver e se morar da América Latina, a gente não quer pouco não, nós queremos da América Latina até o ano de 2050. Para isso é necessário planejamento e nós reunimos as principais entidades de Belo Horizonte para trabalhar no planejamento deste propósito. Contamos em poder ajudar a Prefeitura de Belo Horizonte.”

União entre entidades

Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

O encontro reuniu representantes de diversos setores econômicos e da comunicação. Mayrinck Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG), afirmou que o setor de radiodifusão precisa dar visibilidade a essa cooperação:

“Dando visibilidade, construindo essa história, mostrando lá na ponta o que tem que ser feito agora para dar resultado. A comunicação é importante para conscientizar as pessoas de onde se quer chegar, porque tem que fazer aquilo. Então, quando a pessoa entende o objetivo, ele compra a ideia. Se comprar a ideia, o resultado acontece.”

Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

Para Marcelo Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o Codese se esquiva da vaidade entre as entidades, para trabalhar em prol da população:

“No Codese, a gente conseguiu tirar a questão da vaidade. (Não tem essa de) Eu quero fazer, eu quero a minha entidade destacada… Aqui todos nós nos destacamos e ganhe a cidade. A prefeitura está entendendo isso, está parcerizando, está conversando, estamos fazendo reuniões. E aqui, essa reunião com o prefeito Álvaro Damião, é para que a gente reforce isso, a gente crie esse compromisso ainda maior de que nós, essa união de esforços aqui dessas entidades juntamente com a Prefeitura e o protagonista tem que ser da prefeitura, a prefeitura tem que puxar esse protagonista e nós vamos juntos apoiando, que traga esse benefício para todos os cidadãos de Belo Horizonte, da região metropolitana do nosso Estado, que é a capital do Estado, mas também para que a gente possa gerar novos negócios aqui e fazer esse ambiente favorável para que além de negócios a gente tenha também as moradias e a convivência das pessoas.”

Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

Já o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), Marcos Brafman, disse que a ideia do Codese de planejar o futuro do município, encantou a instituição desde o início: 

“A ACMinas, como eu falei, é uma entidade centenária, mas sempre preocupada com o presente e com o futuro de Belo Horizonte. Então, o conceito do Codese, a ideia do Codese, de estar voltado para esse futuro, para planejar o futuro da cidade, para levar ao poder público aquelas ações e projetos que são de interesse da sociedade civil, nos encantou desde o início.”

Foto: Suelen Rodrigues/AMIRT

Representando o setor da engenharia, o sócio-administrador da Integra Soluções de Engenharia e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), Igor Braga, elogiou a união:

“Participar do Codese e fazer essa ponte junto à Prefeitura de Belo Horizonte, eesse caminho natural da criação de consensos e dessa importância para construir a cidade que queremos para 2050, com a visão para além da nossa própria entidade. Então, é isso que representa. Representa a gente somar várias mãos para fazer um plano de cidade de longo prazo.”

Compromisso com o futuro

A expectativa é de que novas agendas sejam definidas a partir desta reunião institucional, principalmente após a nomeação de Álvaro Damião como presidente de honra do Codese-BH. 

O evento foi encerrado com manifestações de entidades integrantes do conselho, reafirmando o compromisso coletivo com o desenvolvimento da inovação, inclusão e sustentabilidade do município, além da construção de uma cidade mais preparada para os desafios das próximas décadas.

Confira a cobertura completa:

Confira a matéria em áudio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *