A Rádio Cultura lançou um estúdio móvel para fazer a cobertura da edição deste ano do Lavras Rodeo Festival. O estúdio conta com estrutura de ponta para transmissões ao vivo a partir de qualquer ponto da cidade e da região. Durante os três dias de rodeio, entre 15 e 17 de maio, a emissora realizou mais de 15 horas de transmissão ao vivo, produziu mais de mil minutos de conteúdo e alcançou mais de 100 mil visualizações em seu perfil no Instagram.
Segundo Bruno Henrique Araújo, diretor artístico e de programação, a Rádio Cultura já havia feito a cobertura do rodeio em anos anteriores, mas sempre em espaços improvisados. “Desta vez a experiência foi incrível, um estúdio com amplo espaço, decoração, iluminação, internet de qualidade, segurança para os equipamentos e colaboradores. Tivemos condições de receber personalidades, autoridades, e claro, os nossos ouvintes”, comemorou.


A presença do estúdio móvel no evento também foi uma oportunidade de conectar os comunicadores da rádio ao público. “O contato direto com parceiros e ouvintes é fantástico, às vezes o conforto dos estúdios, a rapidez das redes sociais e aplicativos acabam diminuindo o contato direto, esse calor humano é muito importante, ouvir de perto o retorno da população e criar novas conexão com os parceiros e patrocinadores é importantíssimo”, destacou Bruno Henrique.
O diretor da rádio destacou ainda importância da cobertura multiplataforma e a relevância do rádio regionalmente. “O rádio tradicional aliado às plataformas de transmissão e redes sociais geram engajamento incrível do público, que quer ver e ouvir o que está acontecendo próximo dele, na cidade e região. A confiança que a população, principalmente do interior, tem com rádio é inegável”, acrescentou.
Bruno Henrique comentou que “o resultado da ativação foi instantâneo com os parceiros e os patrocinadores. Todos queriam ir conhecer de perto e participar ao vivo. O estúdio e a transmissão ao vivo multiplataforma foram classificados como o grande destaque do Lavras Rodeo Festival em 2025”.
O estúdio móvel deve continuar circulando pelas ruas de Lavras e região. De acordo com a direção da rádio, está prevista uma sequência de coberturas nos próximos meses. Além disso, a cada 15 dias, o programa jornalístico Revista da Cidade – no ar há mais de 40 anos – será transmitido de um bairro de Lavras ou das principais cidades do entorno. O estúdio já está confirmado no Rodeio de Ijací, na Exposição de Nazareno e na tradicional Festa da Fogueira, em Ingaí.

80 anos da Rádio Cultura
O pontapé inicial rumo às comemorações dos 80 anos da Rádio Cultura de Lavras foi dado na virada do ano, com uma nova programação, equipe renovada e o compromisso de manter a tradição aliada à inovação. A programação especial segue até 30 de julho de 2026, data em que a emissora completa oficialmente oito décadas no ar, com uma trajetória marcante na radiodifusão mineira.
“O narrador José Silvério, a cantora Wanderléa, o jornalista Jaime Gomide, Antônio Carvalho da Rádio Bandeirantes, Milton Teodoro (Acorda Paschoal), Orlando José da Itatiaia, entre outros, começaram suas carreiras aqui”, comentou Bruno Henrique.
Confira o resumo da cobertura do Lavras Rodeo Festival: