Nas últimas semanas, a conclusão do processo de desestatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), pelo Governo do Estado, está entre as principais notícias. A operação, realizada na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, movimentou R$ 8,3 bilhões.
O Grupo Equatorial passou a deter 30% do capital total da empresa, investidores institucionais 10,5% e investidores de varejo 4,5% do capital social. O Estado de Minas Gerais manteve participação de 5%, preservando ação especial de classe diferenciada, que garante poder de veto ao estado em decisões estratégicas.
O governador de Minas, Mateus Simões, que acompanhou todo o processo, ressaltou que a operação representa uma nova etapa para a companhia, com foco em mais investimentos e expansão do saneamento no estado.
“É uma operação de extremo sucesso do ponto de vista de mercado financeiro. A companhia foi vendida por 380% a mais do valor que ela tinha na véspera das eleições de 2018. E é uma operação que se faz, essencialmente, na busca da garantia da universalização de água e esgoto para mais de 600 municípios pela Copasa no estado de Minas Gerais”, disse Mateus Simões.
O governador de Minas também reforçou que os serviços prestados à população seguem normalmente, incluindo a definição sobre tarifas.
“Importante lembrar que não há riscos para tarifas porque as tarifas continuam controladas pela agência reguladora (Arsae-MG). Ou seja, não há nenhuma alteração na formação do preço da conta que chega a cada um dos mineiros. Além disso, todos os municípios terão até setembro para fazer a adesão à nova Copasa”, afirmou o chefe do Executivo mineiro.
Investimentos do Acordo do Rio Doce
Outra informação de destaque é o investimento de R$2,8 bilhões de reais do Acordo do Rio Doce, na região atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, que ocorreu em 2015.
Os recursos do acordo, anunciados pelo Governo de Minas, em Governador Valadares, estão entre os maiores investimentos ambientais já realizados no Estado.
“Os valores vão ser destinados à execução de ações de segurança hídrica, gestão ambiental, resposta a enchentes e restauração das margens e foz do Rio Doce, apoio ao produtor rural, além de geração de renda, por meio do fortalecimento de cooperativas”, explicou a subsecretária de Gestão Estratégica e Reparação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Gabriela Brandão.
Climatização das escolas
E o projeto de climatização escolar está sendo ampliado, contemplando 893 escolas da rede pública estadual. O Estado vai investir mais de R$ 80 milhões na aquisição dos aparelhos, como detalha o secretário de Educação, Gustavo Braga.
“Os recursos estão sendo aplicados na compra de mais de 20 mil equipamentos de ar-condicionado para climatização das nossas salas de aula, garantindo ambientes mais adequados para o ensino, especialmente em regiões mais quentes”, disse o secretário de Estado da Educação.
Ouça o áudio:
Minuto da Notícia AMIRT
O Minuto da Notícia AMIRT é uma parceria entre a Agência Minas e a Associação Mineira de Rádio e Televisão, com publicações mensais. O áudio pode ser baixado e veiculado pelas emissoras associadas.

